domingo, maio 13, 2007

350 mil precisam urgentemente de ARVs em Moçambique



Agência Aids 10.05.07

O jornal Mail & Guardian, da África do Sul, divulgou que mais de 350 mil pessoas vivendo com HIV/Aids precisam de tratamento anti-retroviral em Moçambique, mas apenas uma parte deles está realmente recebendo os medicamentos.

O coordenador do Movimento de Acesso ao Tratamento Anti-retroviral (MATRAM), Cesar Mufanequico, falou à Rádio Moçambique que apenas 53 mil seropositivos recebem os remédios, de um total estimado de 1,4 milhão infectados. Ele contou que a expectativa do governo era aumentar o número de tratamentos para 90 mil no final de 2006. O UNAIDS estima que, pelo menos, 230 mil portadores do vírus precisam das drogas anti-retrovirais em todo o país.

O governo moçambicano espera receber este ano mais de US$ 300 milhões do Fundo Global de Luta Contra a Aids, Tuberculose e Malária, do Banco Mundial e da Fundação Clinton. Em setembro de 2006, o governo norte-americano, por meio do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids (PEPFAR), doou US$ 94 milhões em resposta ao apelo de ajuda contra a Aids de Moçambique.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet