segunda-feira, novembro 27, 2006

Nova formulação de Kaletra: risco de confusão entre duas formulações

INFARMED

Nova formulação de Kaletra em comprimido revestido por película e substituição gradual da actual formulação em cápsula mole: Risco de confusão entre duas formulações.

Foi aprovada recentemente uma nova formulação de Kaletra (lopinavir+ritonavir) em comprimido revestido por película na dosagem de 200 mg+50 mg, a qual está gradualmente a substituír a formulação em cápsula mole doseada a 133,3 mg+33,3 mg.

Durante o período de transição, enquanto ambas as formulações estiverem simultaneamente no mercado, pode existir confusão na sua administração, pelo que se salientam algumas diferenças importantes:
- A dose diária recomendada da nova formulação em comprimidos é de 2 comprimidos, duas vezes ao dia, enquanto para Kaletra cápsulas é de 3 cápsulas, duas vezes ao dia.
- Kaletra comprimidos pode ser tomado com ou sem alimentos, enquanto Kaletra cápsulas só deve ser tomado com alimentos.
- Administração concomitante com efavirenz, nevirapina, amprenavir, ou nelfinavir: Não é recomendada a co-administração com Kaletra comprimidos 200 mg + 50 mg (2 comprimidos, duas vezes ao dia); Se a co-administração for clinicamente indicada, pode ser considerado um aumento na dose de Kaletra comprimidos 200 mg + 50 mg (de 2 para 3 comprimidos, duas vezes ao dia) com monitorização cuidadosa da segurança. No caso do Kaletra cápsulas, é previsto um aumento da dose para 4 cápsulas de Kaletra, duas vezes ao dia.
- Kaletra comprimidos pode ser conservado à temperatura ambiente e não necessita refrigeração antes ou após dispensa, enquanto Kaletra cápsulas deve ser refrigerado se não for usado num período de 42 dias.
- Os comprimidos são de cor amarela, enquanto as cápsulas são cor de laranja.

Consulte Infomed – base de dados de medicamentos em http://www.infarmed.pt/infomed/inicio.php e RCM no site da EMEA em http://www.emea.europa.eu/humandocs/Humans/EPAR/kaletra/kaletra.htm.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet