quarta-feira, setembro 20, 2006

Mais custos do ministro

Quando o Ministro fala sobre sida, fala sobre os custos, mais nada. Alguém já o ouviu falar sobre um plano estratégico para a sida?

Lusa 19.09.06

(...)
Maiores dificuldades são sentidas no controlo da despesa com fármacos nos hospitais.

Citando um estudo iniciado em Julho deste ano e que abrangeu 26 hospitais - que representam 84 por cento de gastos com medicamentos nestas unidades de saúde -, o ministro anunciou que a variação média mensal do consumo total foi de 3,4 por cento, entre 2005 e 2006.

Contudo, existem quatro hospitais onde a despesa com os medicamentos está a crescer a dois dígitos: Instituto Português de Oncologia de Lisboa (15 por cento), IPO do Porto (13 por cento), Hospital Joaquim Urbano, no Porto (10,4 por cento) e Hospital São Teotónio, em Viseu (10 por cento).

Sete hospitais têm um crescimento entre os cinco e os dez por cento: Guimarães (9,5 por cento), Matosinhos (9,2 por cento), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (8,9 por cento), Barreiro (8,7 por cento), IPO de Coimbra (sete por cento), Faro (5,9 por cento), Setúbal (5,1 por cento) e Centro Hospitalar de Coimbra (5,1 por cento). O Centro Hospitalar de Coimbra tem um crescimento da despesa de 4,8 por cento, Santarém 4,8 por cento e Santa Maria 4,4 por cento.

Para os hospitais mais gastadores, o ministro deixou um recado: "Têm três meses para se corrigir".

António Correia de Campos afirmou que a mudança da gestão, e até o regresso ao Sector Público Administrativo (SPA), no caso dos hospitais que são Entidades Públicas Empresariais (EPE), são alguns dos "castigos" para as unidades incumpridoras.

O ministro quer aumentar o número de empresas (da indústria farmacêutica) que aderiu ao protocolo que visa conter a despesa com medicamentos nos hospitais até um máximo de quatro por cento ao ano. Actualmente, cerca de 40 por cento das empresas do sector aderiu ao protocolo, estando representadas as mais fortes.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet