segunda-feira, setembro 25, 2006

Dia Mundial das Hepatites

O Dia Mundial das Hepatites assinala-se amanhã, mas será na terça-feira, 26, que se realizará, em Copenhaga, na Dinamarca, um encontro promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) onde serão divulgados novos dados sobre as patologias.

Para Luís Mendão, um dos fundadores da organização "SOS Hepatites" e do grupo de "Activistas de Tratamento para o VIH" (GAT), que estará presente na cerimónia, esta é uma efeméride importante que não deve, contudo, ser esvaziada de conteúdo e antes uma hipótese de promover mensagens correctas sobre estas doenças.

Segundo o responsável, os dez anos de troca de seringas nas farmácias ajudaram na prevenção da transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), mas foram "um desastre" na prevenção da Hepatite C, dado não incluírem todo o material utilizado na preparação da droga.

Por esta razão, Luís Mendão congratulou-se com a anunciada mudança na composição dos kits que são trocados nas farmácias e que passarão a incluir o recipiente de preparação da droga injectável. O júbilo deste responsável vai ainda para a anunciada troca de seringas nas prisões portuguesas. Dados dos serviços prisionais indicam que existem 2.500 doentes com hepatite C nas prisões portuguesas.

Em Portugal, estima-se que existam 150 mil portadores de Hepatite C, embora apenas 10 mil saibam que têm o vírus.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet