segunda-feira, agosto 21, 2006

Monoterapia com Kaletra

Três grandes estudos proporcionaram mais informação sobre o uso do Kaletra (lopinavir/ritonavir). Os estudos mostraram:

M03-613. Um teste com escolha aleatória envolvendo pessoas que nunca tinham tomado terapia de HIV. Depois de 24 semanas com terapia de HIV potente baseada tanto em Kaletra quanto efavirenz (Sustiva), osindivíduos com uma carga viral indetectável trocaram para monoterapia com Kaletra. Depois de 18 meses, 50% dos pacientes em monoterapia ainda tiveram uma carga viral indetectável comparada a 61% dos pacientes em terapia com três medicamentos. Essa diferença não foi estatisticamente significativa.

Ok04. Neste estudo, todos os pacientes estavam em terapia com múltiplos medicamentos baseada em Kaletra e apresentavam carga carga viral indetectável por pelo menos seis meses. Eles foram escolhidos aleatoriamentes para, ou continuar com essa estratégia ou para trocar para a monoterapia com Kaletra. Proporções semelhantes de pacientes em ambos os grupos apresentaram uma carga viral abaixo de 500 cópias/ml depois de um ano, mas pacientes no grupo do Kaletra que sofreram um ressalto em suas cargas virais tiveram mais probablilidade de desenvolver resistência aos inibidores de protease.

MONARK. Um estudoo envolvendo 138 pacientes que nunca tinham tomado terapia para HIV. Eles foram escolhidos aleatoriamente para grupos de monoterapia ou terapia com múltiplos medicamentos. Proporções semelhantes de pacientes em ambos os grupos apresentavam uma queda da carga viral de menos de 1 log10 após quatro semanas (11% versus 13%) e ganhos de células CD4 foram semelhantes nos dois grupos do estudo (152 versus 159 cells/mm3). Menos pacientes do grupo em monoterapia interromperam o tratamento (19 versus 30%).

Além desses três estudos, no estudo KalMo apresentado na terça-feira, houve resultados animadores considerando o uso de monoterapia no tratamento de novos pacientes.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet