sexta-feira, julho 28, 2006

Inspecção-Geral de Saúde investiga médicos que mais receitam

Lusa 27.07.06

Lisboa, 27 Jul (Lusa) - A Inspecção-Geral de Saúde (IGS) está a investigar os hábitos de prescrição dos 108 médicos de centros de saúde que mais receitam medicamentos a nível nacional para prevenir favorecimentos, noticia hoje o jornal Público.
(...)
O outro alvo da inspecção é a participação dos clínicos em acções de formação - congressos, cursos, reuniões, simpósios ou jornadas frequentados pelos médicos do sistema público - patrocinadas por laboratórios.

A IGS vai investigar a actualização de 54 centros de saúde - julgados representativos pelas sub-regiões de Saúde - e de 36 hospitais centrais e distritais. Segundo o Público, a investigação tem sobretudo em mira os gestores dos serviços que autorizam as saídas dos médicos durante o tempo de serviço, sem que com isso percam regalias como o subsídio de refeição.

A IGS está também a tentar perceber se há clínicos que vão para formação durante as férias ou mesmo em período de baixa, uma forma encontrada para contornar os pedidos de autorização de idas a congressos.

Esta é a primeira vez que a IGS leva a cabo uma investigação a nível nacional que incide sobre formações promovidas pela indústria farmacêutica. Os processos anteriores incidiram sobre laboratórios farmacêuticos específicos como foi o caso da Roche e da Bayer nos finais da década de 1990.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet