segunda-feira, junho 12, 2006

VIH teve origem em chimpanzés selvagens dos Camarões

CNSIDA 12.06.06

Há muito tempo que se suspeita que o VIH/sida passou para os humanos através de populações selvagens de chimpanzés. Mas uma equipa de cientistas dos Estados Unidos, Europa e Camarões confirmam agora isso mesmo na revista Science. Até agora só se encontrava o vírus em chimpanzés de cativeiro, mas depois de uma investigação de nove anos e da recolha de 1300 amostras de fezes de chimpanzés provam que o vírus teve origem nos chimpanzés selvagens dos Camarões.

O primeiro ser humano conhecido infectado por VIH era um homem de Kinshasa, no Kongo, tendo o seu sangue sido guardado em 1959, muito antes dos cientistas saberem da existência da sida.

Alguém nos Camarões foi mordido por um chimpanzé provavelmente ou então cortou-se enquanto o esquartejava e infectou-se passando depois a alguém.

A investigadora principal do estudo, Beatrice Hahn da Universidade do Alabama em Birmingham afirma que "eventualmente o vírus acabou numa área urbana e foi aí que se espalhou". Segundo os cientistas o vírus tornou-se mais mortal nos humanos do que nos chimpanzés.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet