terça-feira, maio 23, 2006

Novidades nas orientações para o uso de anti-retrovirais em pessoas e jovens infectados pelo VIH1

Aidsportugal 16.05.06

De AIDSinfo
4 de Maio de 2006

As Guidelines for the Use of Antiretroviral Agents in HIV-1-Infected Adults and Adolescents foram revistas e incluem as seguintes alterações:

Recomendação para os testes de resistências

- Recomenda-se executar um teste de resistência genotípica antes de se iniciar terapêutica anti-retroviral em doentes com infecção aguda ou crónica pelo VIH1. (BIII)
- Anteriormente recomendava-se os testes de resistências nos doentes crónicos. Os dados recentes referem mais de 16% de prevalência de resistência aos anti-retrovirais em doentes não tratados. Alguns dados sugerem que o início de terapêutica com fármacos para os quais o doente seja resistente pode resultar numa supressão viral sub-óptima. O uso de testes genotípicos permite uma selecção terapêutica com melhor custo/benefício.
- Os testes de resistências podem ser considerados em doentes que estão a ser avaliados mas que não necessitam ainda de terapêutica. (CIII)
- Na Tabela 3 faz-se uma revisão que reflectem as recomendações acima referidas.

Recomendações a interrupção terapêutica

Esta secção foi revista no sentido de incluir

1. recomendações para tratamentos anti-retrovirais de curta duração planeadas e não planeadas, tal como quando os doentes são submetidos a cirurgias ou têm reacções adversas aos fármacos graves; e

2. discussões sobre os riscos e benefícios de interrupções planeadas de longa duração em doentes infectados cronicamente com supressão viral. Os dados recentes resultantes de dois estudos prospectivos mostraram uma maior incidência de progressão para SIDA e morte em doentes que descontinuaram o tratamento com os seus Cd4+ passaram para 350 células/mm3 e que o retomaram quando os CD4+ caíram abaixo dos 250/mm3. O painel enfatizou a necessidade de mais controles clínicos, usando outras estratégias, no sentido de avaliar os riscos e benefícios da interrupção terapêutica. O painel recomendou precaução a doentes e médicos em relação à interrupção terapêutica a qual só deverá ser feita com controle clínico apertado.

Co-infecção B/VIH

Esta secção foi revista e actualizada sobre o manuseamento de doentes co-infectados com VIH e HBV.

As seguintes tabelas foram actualizadas
- Tabela 3: Esta tabela foi actualizada e reflecte as Recomendações para testes de resistências.
- Tabela 7 e 13: Estas tabelas foram actualizadas no sentido de incluírem informação tendo em vista a nova formulação do Kaletra em comprimidos de lopinavir/ritonavir 200/50mg.
- Tabelas 20-22b: As tabelas sobre interacções de fármacos foram actualizadas.

Para aceder às Guidelines for the Use of Antiretroviral Agents in HIV-1-Infected Adults and Adolescents em PDF, fazer click aqui.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet