terça-feira, maio 23, 2006

Dirigentes Africanos pedem mais acesso ao tratamento para a SIDA e Malária

Aidsportugal 21.05.06

Na conclusão de uma cimeira em Abuja, Nigéria, na Quinta-Feira, os líderes africanos reafirmaram o seu compromisso em fornecer aos doentes do continente acesso universal a drogas paa combater o HIV/SIDA, TB e Malária.

“Nós concordámos que teríamos acesso universal”, disse Olusengun Obasanjo, presidente Nigeriano. “Acesso Universal não é falar de 80%, nem de 90%. É falar de 100% de acesso a serviços preventivos e de tratamento”.

A União Africana patrocinou a conferência. O presidente da UA Dennis Sassou-Nguesso, presidente do Congo, disse que as nações africanas estão a ser convocadas para decretar e utilizar legislações apropriadas e regulamentos e flexibilidades de comércio internacional de modo a garantir a disponibilidade de medicamentos e comodidades a preços suportáveis” e de edificar liderança “a níveis nacionais, regionais e continentais” para mobilizar as sociedades a combater o HIV/AIDS, a TB e a Malária.

Os dirigentes também se comprometeram a regulamentar recursos locais; negociar o cancelamento das dívidas; e procurar concessões visando as três doenças . Para além disto, a cimeira concordou numa posição Africana comum para a Sessão Especial Sobre SIDA da Assembleia Geral das Nações Unidas dos próximos meses e em coordenar as abordagens dos membros aos direitos dos Africanos infectados com HIV.

Agence France Presse (05.05.06)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet