segunda-feira, maio 01, 2006

Maputo acolhe reunião sobre iniciativa polémica dos EUA contra SIDA

Lusa 24.04.06

Representantes de 20 países começaram a analisar hoje, em Maputo, a Iniciativa de Emergência do Presidente norte-americano contra a Sida (PEPFAR), um programa polémico por incidir na fidelidade e abstinência, em detrimento do uso do preservativo.

O PEPFAR foi lançado em 2003 por George W. Bush e coloca uma verba de cerca de 12 mil milhões de euros à disposição de países pobres afectados pela Sida, incluindo Moçambique.

O programa impõe, no entanto, como condição da ajuda que esta seja prioritariamente utilizada na promoção da abstinência e fidelidade e só, secundariamente, na promoção do preservativo, como decorre do próprio nome dado pelos norte-americanos à estratégia - "abordagem ABC" (Abstinence, Be faithful, use Condom).

Na semana passada, o mais conhecido jornal de medicina do mundo, o britânico The Lancet, criticou aquela estratégia, acusando-a de incapacidade para evitar a morte de crianças por HIV/SIDA.

Segundo o jornal, a "abordagem ABC" condiciona a distribuição de fundos, dos quais um terço é destinado a promoções para a abstinência e fidelidade, provocando o corte financeiro de campanhas como a da prevenção da transmissão da doença de mãe para filho.

Como exemplo, The Lancet aponta mesmo o caso de Moçambique, onde o programa de prevenção de transmissão vertical (de mãe para filho) carece de mais fundos do que os disponibilizados.

No âmbito da iniciativa do Presidente Bush contra a Sida, Moçambique vai receber este ano 76 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 28 milhões de euros em relação ao apoio prestado no ano passado.

Moçambique é um dos países mais afectados pelo HIV/SIDA no mundo, com uma taxa de incidência de 16,2 por cento dos cerca de 19 milhões de habitantes.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet