terça-feira, dezembro 13, 2005

Ministro da Saúde confirma contágio de tuberculose

Lusa 12.12.05

O Ministro da Saúde admitiu hoje a possibilidade de mais casos de contágio de tuberculose no hospital de São João, no Porto, além de três confirmados, mas afastou a hipótese de encerrar o serviço de pneumologia.

"Temos a informação de que há três casos com suspeita de infecção por bacilo activo da tuberculose, é possível que venham a existir mais alguns que estão sob observação, de qualquer forma a situação não é grave porque é hoje facilmente tratável", afirmou Correia de Campos durante uma deslocação a Bragança.

O ministro indicou que o Ministério da Saúde está a acompanhar o caso, mas realçou que as decisões sobre a matéria são tomadas a nível da instituição (o hospital).

Questionado pelos jornalistas se está a ponderar encerrar o serviço de pneumologia, o alegado foco de contágio, Correio de Campos respondeu: "De maneira nenhuma".

Segundo o ministro, se a descoberta de casos de contágio por um paciente fosse critério para encerramento "tinham de encerrar todos os serviços de pneumologia do país onde há doentes tuberculosos".

"Imagine-se agora que íamos encerrar os sanatórios onde se descobriam tuberculosos activos, não é possível", afirmou, considerando que, se assim fosse, não teria sido possível lutar contra a tuberculose nos sanatórios portugueses entre as décadas de 40 e 70 do século passado.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet