sábado, setembro 17, 2005

Declaração de erradicação da epidemia de Marburg em fins de Setembro



Lusa 17.09.05

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou ao governo angolano que aguarde até ao final de Setembro antes de emitir a declaração oficial de erradicação da epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg.

"Depois da última pessoa que esteve em contacto directo com doentes suspeitos ter completado 21 dias sem desenvolver sintomas da doença, precisamos agora de um período de três semanas antes de emitir qualquer declaração sobre o fim da epidemia, o que poderá ocorrer no final de Setembro", afirmou Fatoumata Diallo, representante da OMS em Angola.
(...)
A epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg teve o seu primeiro caso em Outubro de 2004, mas apenas foi oficialmente declarada a 21 de Março deste ano.
O mais recente balanço oficial indica que a epidemia provocou 329 mortos, num total de 374 casos registados, sendo considerada a maior registada até hoje a nível mundial provocada pelo vírus de Marburg.
(...)
A febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg é considerada uma doença rara e de alta contaminação, sendo o contágio feito através de contacto directo com fluidos corporais de indivíduos infectados.

Comments:
O Ministro da Saúde angolano declarou, oficialmente, o fim da epidemia da febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg no dia 20 de Outubro, após 40 dias sem registo de novos casos. O balanço final feito por peritos do Ministério da Saúde e da OMS, indica que o vírus provocou 252 casos e 227 mortes, incluindo 32 profissionais de saúde. Apenas houve 25 sobreviventes. Esta epidemia foi considerada a maior a escala mundial.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet