quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Mbeki promete acção contra sida, críticas persistem

Reuters 11.02.05

CIDADE DO CABO - O presidente sul-africano, Tabo Mbeki, prometeu na sexta-feira intensificar a batalha contra o HIV/Aids e disse que o programa de seu governo está entre os melhores do mundo.

Críticos, no entanto, afirmam que sua promessa não é suficiente para combater a doença, que afeta a África do Sul mais do que qualquer outro país do mundo.

O país conseguiu ajudar somente metade de todas as pessoas às quais prometeu fornecimento vitalício de remédios para o tratamento da doença. O governo culpa a falta de médicos, problemas com fornecedores e outros fatores pelo problema.

Mbeki dedicou não mais que algumas poucas linhas de seu discurso de 19 páginas sobre o Estado da nação para a epidemia de Aids, dizendo que o programa de seu governo "está entre os melhores do mundo" e está "sendo implementado com grande vigor".

Mas o grupo Treatment Action Campaign (TAC) afirma que as declarações do presidente não trazem muitos detalhes e caracterizam uma falta de comprometimento em combater um flagelo classificado por seu sucessor, o ícone antiapartheid Nelson Mandela, como a maior ameaça a ser enfrentada pela África do Sul.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet