sexta-feira, agosto 10, 2007

Alerta de TB para passageiros que viajaram de autocarro entre Lisboa e Paris

Público 09.08.07

As autoridades de saúde francesas emitiram um alerta dirigido às pessoas que viajaram no dia 28 de Maio num autocarro da Euroline que fez a ligação Lisboa-Paris. No veículo viajou uma pessoa a quem foi diagnosticada uma variante resistente da tuberculose.

A Direcção-Geral de Saúde francesa precisou que uma pessoa a quem foi diagnosticada uma forma de tuberculose "muito contagiosa e resistente aos tratamentos habituais" viajou no autocarro dessa companhia, que saiu do terminal de Sete Rios, em Lisboa, às 08h30, e chegou a Paris às 12h00 do dia seguinte.

Em território português o autocarro efectuou paragens no terminal da Estação Oriente,Torres Vedras, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça, Fátima, Leiria, Pombal, Coimbra, Moita da Serra, Oliveira Hospital, Seia, Viseu, Mangualde, Celorico da Beira, Vilar Formoso.

A doença terá sido diagnosticada em Junho, mas só mais tarde se verificou tratar-se de tuberculose multi-resistente, o que levou as autoridades a admitir o risco de contágio, nomeadamente às pessoas que viajaram no mesmo autocarro.

Este risco, segundo as autoridades de saúde francesas, "não é de forma alguma negligenciável" e justifica a realização de exames de despistagem aos outros ocupantes do autocarro. O organismo francês sublinha que a duração do trajecto entre Lisboa e Paris e as condições de confinamento no veículo constituem "factores de risco".

Assim, as pessoas que tenham viajado naquele autocarro devem telefonar para o número 0820 03 33 33, criado pelo Ministério da Saúde, a fim de que possam receber informações sobre modos de despistagem da doença.
(...)

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet