segunda-feira, julho 23, 2007

IAS 2007: Activistas pedem o fim do bloqueio da Tailândia




Agência Aids 23.07.07

IAS 2007: ATIVISTAS FAZEM MANIFESTAÇÃO PEDINDO A ABBOTT O FIM DO BLOQUEIO DO ANTI-RETROVIRAL ALUVIA NA TAILÂNDIA

23/7/2007 – 7h15

Representantes de várias organizações não governamentais pediram a Abbott que desista da decisão de não registrar e não comercializar o Aluvia, versão termoestável do Kaletra, na Tailândia. O protesto aconteceu no início do simpósio promovido pela Abbott no final da tarde desta segunda-feira, 23, realizado durante a IAS 2007. A manifestação foi decidida após reunião realizada pela manhã entre a empresa farmacêutica e os ativistas, onde a Abbott suspendeu o processo que movia contra a organização francesa “Act Up-Paris”, mas não voltou atrás no boicote a Tailândia. Para poderem se manifestar, os ativistas tiveram que negociar com os dirigentes da Sociedade Internacional de Aids, que têm regras bastante rígidas em relação a este tipo de atividade, e poderia até banir os envolvidos definitivamente de todos os eventos realizados pela instituição. Enquanto os manifestantes seguravam cartazes pedindo o fim do bloqueio, a ativista Kannikar Kijtiwatchakul, da Rede Tailandesa de Pessoas Vivendo com o HIV/Aids (TNP+) leu uma declaração falando da necessidade dos soropositivos do seu país de terem acesso ao medicamento.

No início deste ano, o governo tailandês emitiu a licença compulsória do Kaletra, produzido pelo laboratório norte-americano. A medida, considerada legal pelas regras da Organização Mundial do Comércio, teve o apoio dos governos da França e do Reino Unido, assim como do Parlamento Europeu. Mesmo assim, em março de 2007, a Abbott anunciou a sua decisão de retaliar a Tailândia ao retirar as solicitações de registro pendentes de medicamentos no país, incluindo o Aluvia, que não precisa ser mantido em ambiente refrigerado, facilitando a adesão dos pacientes tailandeses.

Desde então, a comunidade mundial de Aids vem pressionando o laboratório para que volte atrás em sua decisão que pode prejudicar milhares de portadores do HIV/Aids. Os ativistas de Aids e organizações médicas presentes a IAS 2007 apelam para os participantes do evento que demonstrem solidariedade à Tailândia aproveitando todas as oportunidades durante a conferência para desafiar publicamente a Abbott a revogar o bloqueio. Os ativistas elaboraram uma petição pedindo o fim do bloqueio que pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.petitiononline.com/bcottabb/petition.html.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet