quinta-feira, junho 07, 2007

Recolha do Medicamento Viracept




Os medicamentos em causa estavam no mercado desde Março de 2007.
NÃO PARAR O VIRACEPT ANTES DE FALAR COM O SEU MÉDICO.

INFARMED 06.06.07

Recolha do Medicamento Viracept

Circular Informativa N.º 083/CD Data: 06/06/2007
Para: Divulgação Geral
Contacto no INFARMED: Dra Fernanda Ralha – Departamento de Inspecção
Telefone: 21 798 72 78; Fax: 21 798 73 16;

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, INFARMED, IP ordenou a retirada imediata de todos os lotes do medicamento VIRACEPT (nelfinavir) do mercado português, de acordo com a decisão da Agência Europeia do Medicamento – EMEA.
Esta recolha está a ser efectuada pela Roche Farmacêutica Química Lda, titular do medicamento em Portugal.

O VIRACEPT é um produto antiretroviral, indicado no tratamento da infecção por HIV, encontrando-se autorizado por procedimento centralizado na Europa.
Este medicamento poderá estar a ser utilizado por pessoas infectadas com HIV, incluindo grávidas e crianças.

A firma Roche notificou a EMEA da presença de uma impureza potencialmente tóxica no medicamento VIRACEPT. Os testes realizados pela empresa demonstram que o nível de contaminação pode variar de acordo com os lotes.

No entanto, foi considerada como medida mais adequada a recolha de todos os lotes.
Informa-se que não existem outros medicamentos com a mesma substância activa no mercado português, havendo alternativas terapêuticas.

No caso de se encontrar a ser medicado com VIRACEPT, deverá consultar, no mais breve espaço de tempo, o seu médico assistente para lhe possa ser prescrito um medicamento alternativo.

O Conselho Directivo
Helder Mota Filipe

Muito Urgente
Comunica-se que a Agência do Medicamento Espanhola, emitiu uma alerta por contaminação com um solvente orgânico do medicamento Viracept 250 mg; nelfinavir, comprimido revestido por película, Viracept 250 mg; nelfinavir, comprimido, Viracept 50 mg/g, nelfinavir, pó oral, cujo titular de AIM é Roche Registration Limited, Welwyn Garden City, UK pelo que o distribuidor em Portugal a Roche Farmacêutica Química Lda irá proceder à recolha voluntária de todos os lotes, do medicamento Viracept 250 mg; nelfinavir, comprimido revestido por película, Viracept 250 mg; nelfinavir, comprimido, Viracept 50 mg/g, nelfinavir, pó oral, pelo que o Conselho Directivo do INFARMED ordena a suspensão imediata da sua comercialização.


Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet