quinta-feira, maio 17, 2007
Workshop Trans Formação
Perspectivar a Transsexualidade no Activismo LGBT
No Portugal de hoje, as pessoas transsexuais – pessoas que sentem que a sua identidade de género não coincide com o papel de género que lhes foi atribuído ao nascimento – vivem problemáticas sociais, legais e clínicas que representam um desafio pessoal considerável, e que, muitas vezes, lhes afecta o dia-a-dia de maneira profunda. Sentindo-se incompreendidas e negligenciadas pela sociedade à sua volta, são também, muitas vezes, ainda desconhecidas para o próprio movimento LGBT. Tanto as suas necessidades e reivindicações, como o que é a própria transsexualidade, ainda permanecem por explorar no panorama do activismo português.
Nesse sentido, pode-se afirmar que a população transsexual tem mais um desafio que o resto das comunidades LGBT – para além das suas problemáticas sociais, ainda não alcançou um lugar definitivo no associativismo português.
Com o objectivo de dar visibilidade a esta temática dupla, o GRIP – Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto da Associação ILGA Portugal – e a rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes – irão organizar uma “workshop” subordinada ao tema Perspectivar a Transsexualidade no Activismo LGBT, a ter lugar na cidade do Porto, e que estará aberta aos movimentos associativos de todo o país. Serão abordadas as diferentes percepções da transsexualidade, o percurso histórico da comunidade, estereótipos e preconceitos, as problemáticas da vivência transsexual, e as reivindicações legais, clínicas e sociais da comunidade.
Serão intervenientes:
Filipe Tisco (rede ex aequo)
Luísa Reis (GRIP)
A moderação ficará a cargo de Telmo Fernandes (GRIP)
A “workshop” terá lugar no dia 2 de Junho, sábado, com início às 16:00h, no espaço Maria Vai com as Outras, na Rua do Almada, nº443, Porto (tel: 22 0167379).
A participação é livre mas é necessária pré-inscrição, até ao dia 31 de Maio, para o endereço grip.ilga@gmail.com, devendo indicar o nome e contacto.
Contacto telefónico GRIP: 912 461 591. Contacto telefónico rede ex aequo – ex aequo porto: 917 913 966.
Contamos com a sua presença!
Etiquetas: transsexualidade