terça-feira, abril 10, 2007

Programa nacional contra VIH/sida já tem versão final

Público 10.04.07

Apesar de ter sido considerada pouca ambiciosa por alguns especialistas, a principal meta do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/sida - reduzir em 25 por cento o número de novos casos de infecção e de mortes por dia, até 2010 - mantém-se na versão final do documento que vai ser entregue nos próximos dias ao ministro da Saúde. "Não há grandes alterações, apenas melhorámos a redacção", adiantou ontem o coordenador do programa, Henrique Barros.

O coordenador admite, porém, que esta e outras metas sejam revistas ao fim de um ano. Aliás, uma das novidades do programa - o terceiro plano governamental de combate à doença em Portugal - é o de prever um sistema de monitorização e avaliação das medidas.

A nova estratégia de combate ao VIH/sida - esteve em discussão pública até ao final de Janeiro - dá prioridade à detecção precoce da infecção, através da generalização do teste voluntário nos centros de saúde. E aposta no marketing do preservativo. Portugal tem 251 casos de infecção por milhão de habitantes e cerca de mil mortes por ano.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet