quarta-feira, abril 11, 2007

Novo sistema de notificação de doenças está em preparação

Público 11.04.07

"O actual sistema de notificação de doenças não é credível", reconhece o director-geral da Saúde, Francisco George, afirmando que está para breve uma nova lei de vigilância epidemiológica, que inclui a notificação obrigatória de doenças. A reforma arrancou há cerca de três anos.

Uma das inovações será a ampliação do número de patologias que passarão a ser de notificação obrigatória. Para além das infecciosas, como a sida ou a tuberculose, vai passar-se a recolher dados sobre doenças crónicas ou fenómenos como os efeitos adversos do calor, explicou ao PÚBLICO o responsável.

George disse ontem, a propósito do Dia Mundial da Saúde, que o sistema, que data de 1949, "descredibiliza a saúde pública". O projecto de lei já foi elaborado e vai ser enviado para a Assembleia da República.

A forma como estas doenças passarão a ser notificadas também vai mudar, passando o papel a ser substituído por sistemas informáticos. A Direcção-Geral de Saúde está a desenvolver uma infra-estrutura nacional para a gestão de dados de saúde, aliando informação geográfica, para detectar e prever problemas de saúde pública, refere a Lusa.

Institutos públicos, como o Instituto Geográfico Português e o Instituto Geográfico do Exército, fornecem os dados geográficos, enquanto os dados de saúde têm origem em informações do Instituto Nacional de Estatística, das urgências e de vários inquéritos.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet