terça-feira, julho 18, 2006

Sida e tuberculose têm relação estreita

CNSIDA Newsletter 13.07.06

Quase metade dos casos de tuberculose em Portugal (48%) são identificados perante o diagnóstico da infecção VIH/sida, segundo Henrique Barros, Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida e também Coordenador do Grupo de Trabalho que está a elaborar o novo Programa Nacional de luta contra a Tuberculose. Para Henrique Barros é necessária mais investigação no terreno dos surtos de infecção.

Em Portugal a incidência é muito superior à média europeia, sendo que em 2005 foram identificados 3.400 novos casos de tuberculose. Em meio prisional a realidade tem uma taxa trinta vezes superior à média do país, constituindo assim um problema de saúde pública para detidos, guardas prisionais, populações próximas e todas as pessoas que tomam contacto com os reclusos. Henrique Barros anunciou por isso que os estabelecimentos prisionais serão alvo de medidas específicas no novo Programa Nacional de Luta contra a Tuberculose que será entregue em Agosto ao Ministro da Saúde.

Para o epidemiologista há atrasos na notificação e falta de investigação dos surtos de infecção, pelo que é necessária mais acção da parte dos profissionais que trabalham no terreno, como enfermeiros e assistentes sociais, para a detecção precoce dos casos, de modo a minimizarem-se os riscos de contágio.

"Mais do que tratar doentes é preciso fazê-lo cedo" disse Henrique Barros no parlamento. O rastreio de contactos não é suficiente, contudo, porque a tuberculose pode trasmitir-se em qualquer espaço público.

Em Portugal a tuberculose atinge princiapalmente os distritos mais ricos do país.

Revista de Imprensa
EM CIMA DA HORA24 Horas, 12-07-2006
TUBERCULOSE ATINGE MAIS NAS PRISÕESMetro PortugalMetro Lisboa, 12-07-2006
TRINTA VEZES MAIS CASOS NAS PRISÕES QUE NO EXTERIORDiário de Notícias, 12-07-2006
TUBERCULOSE NAS PRISÕES ATINGE NÍVEIS PREOCUPANTESJornal de Notícias, 12-07-2006
TUBERCULOSE NAS PRISÕES MUITO ELEVADANotícias da Manhã, 12-07-2006
COORDENDOR APONTA FALHAS NA NOTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE SURTOS DE TUBERCULOSEPúblico, 12-07-2006

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet