quarta-feira, junho 28, 2006

14 nações irão adoptar uma taxa aérea para subsidiar medicamentos para a SIDA

Portugal (ainda?) não faz parte deste grupo de países.

Aidsportugal 28.06.06

Na sexta-feira, na reunião de elevada importância sobre SIDA em Nova Iorque, 14 nações, representados pela França, anunciaram uma nova taxa nos bilhetes de avião que se espera vir a aumentar anualmente em mais do que $258.3 milhões o contributo para medicamentos contra a SIDA nas nações subdesenvolvidas.

O Brasil, o Chile, o Chipre, o Congo, a França, o Gabão, a Costa do Marfim, a Jordânia, o Luxemburgo, o Madagáscar, as Maurícias, a Noruega e o Reino Unido implementarão a taxa, cujos lucros serão orientados para a compra de grandes quantidades de medicamentos para a SIDA, de modo a ajudar a reduzir os preços e fornecer incentivos às companhias farmacêuticas para criarem mais fórmulas antiretrovirais pediátricas.

A França, a partir de dia 1 de Julho, irá impor uma taxa na classe económica equivalente a $1.30 dólares americanos para voos dentro da Europa e equivalente a $5.12 dólares americanos para voos internacionais. Nas classes de primeira e executiva a taxa irá ser equivalente a $12.80 dólares americanos para os voos na Europa e equivalente a $51.23 dólares americanos para voos exteriores à Europa.

Erik Solheim, ministro para o Desenvolvimento Internacional da Noruega, afirmou “Cada pessoa no mundo que tem dinheiro para comprar um bilhete de avião pode suportar esta taxa de valor mínimo”. Os Estados Unidos da América opuseram-se à taxa.

Los Angeles Times (06.03.06) Maggie Farley

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet