segunda-feira, maio 16, 2005

PS avança com salas de chuto e troca de seringas nas prisões

A troca de seringas nas prisões e a criação de salas de injecção assistida, conhecidas como salas de chuto, vão ser uma realidade. No Plano Nacional contra a Droga e a Toxicodependência 2005/2012 - documento que ainda não tem data prevista para estar concluído -, estes serão dois dos eixos centrais, que têm o apoio dos socialistas.

«A abertura do PS à troca de seringas nas cadeias e às salas de injecção assistida é já antiga. São medidas consagradas no programa de Governo e não escapam à doutrina do partido», frisa o deputado socialista Vitalino Canas, em declarações a A Capital. Luís Carito, actual responsável pela área da Saúde no PS, sublinha também que «existe uma posição generalizada, no seio do partido, que é favorável à implementação destas medidas».

Vitalino Canas, ex-secretário de Estado da Presidência de Conselho de Ministros, e responsável pelo pelouro da Toxicodependência durante o Governo de António Guterres, lembra que foi aprovado um diploma, em 2000, que previa a criação de salas de injecção assistida e que na mesma altura foram feitos estudos que comprovavam a necessidade de avançar com a troca de seringas nas cadeias.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet