terça-feira, março 15, 2005

Mudanças de comportamento mais eficazes que terapias

As mudanças de comportamento sexual foram mais eficazes para travar a progressão da epidemia de SIDA no início dos anos 1990 que a introdução das triterapias, sugere um estudo britânico hoje divulgado nos EUA.

O estudo foi realizado por cientistas do University College London (UCL), da agência de Protecção da Saúde da Universidade de Oxford, que procederam a uma análise estatística da epidemia do vírus VIH-1 no Reino Unido.

"Desde 1990 registaram-se importantes mudanças no comportamento social e uma tomada de consciência no Reino Unido em relação ao vírus VIH-1 e à SIDA", segundo Deenan Pillay, do centro de Virulogia da UCL. "Apesar de um aumento muito recente dos comportamentos de risco nas relações homossexuais entre homens, foi observado desde 1990 um aumento significativo da utilização do preservativo, o que poderá explicar o equilíbrio alcançado no número de infecções", sublinhou.

"A terapia anti-retroviral poderá ter efeitos na taxas de transmissão, mas os nossos trabalhos não o demonstraram. Se fosse esse o caso, as taxas de progressão teriam diminuído no fim e não no início dos anos 1990, altura em que a terapia foi amplamente utilizada", acrescentou.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet