sábado, fevereiro 26, 2005

Membros da FDA têm ligações a laboratórios

Público 26.02.05

Dez membros do painel de votantes do organismo regulador do medicamento norte-americano Food and Drug Administration (FDA), que autorizaram a continuação da venda de poderosos analgésicos, têm ligações a laboratórios farmacêuticos - revela a edição de ontem do jornal "New York Times", citado pela Associated Press.

Um estudo do centro para a ciência de interesse público indica que dez dos 32 membros do painel estão ligados à Pfizer ou à Merck, através de várias formas, desde avenças de consultadoria, honorários para conferências a até mesmo apoio para a investigação. O painel votou 31-1 a favor da manutenção do Celebrex (Pfizer) no mercado, 17-13 com duas abstenções decidiu a comercialização do Bextra (Pfizer) e 17-15 foram a favor de que o Vioxx (Merck) deveria voltar a ser vendido.

O Vioxx foi retirado do mercado a 30 de Setembro, depois de serem conhecidos problemas cardiovasculares em doentes que o consumiam. Questões semelhantes foram levantadas mais tarde aos outros medicamentos, o que levou o organismo regulador a pedir um parecer ao painel. Segundo o "New York Times", sem os votos dos membros em causa os resultados da votação seriam completamente contrários àqueles que foram produzidos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet