sexta-feira, dezembro 15, 2006

Preservativo molecular pode proteger contra infecção

Público 15.12.06

Um gel vaginal que se transforma num líquido, quando em contacto com o sémen, libertando uma droga contra o vírus da sida. Este é o preservativo molecular desenvolvido por cientistas da Universidade do Utah, Estados Unidos, destinado a proteger mulheres da infecção durante o sexo. O trabalho foi publicado segunda-feira na edição on-line da revista Journal of Pharmaceutical Sciences.

"Desenvolvemos um novo gel vaginal, a que chamamos "um preservativo molecular", porque é constituído por moléculas que são líquidas à temperatura ambiente e que, quando aplicadas na vagina, se espalham e transformam num gel, cobrindo efectivamente o tecido", afirma Patrick Kiser, o investigador líder do projecto. "É um preservativo molecular inteligente, porque concebemos o gel para libertar uma droga anti-HIV quando em contacto com sémen durante o coito", adiantou, citado num comunicado de imprensa.

O preservativo molecular faz parte de um esforço global para desenvolver microbicidas - géis, esponjas, anéis ou cremes - que impeçam a infecção pelo HIV (na imagem), que possam conferir às mulheres a capacidade de se protegerem. Especialmente em países empobrecidos, onde a sida tem elevadas taxas de contaminação, as violações são frequentes, os preservativos convencionais são tabu ou não fiáveis.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet