sexta-feira, abril 22, 2005

Eleição de Ratzinger é um retrocesso no combate mundial à sida



A escolha do cardeal alemão Joseph Ratzinger, de 78 anos, como sucessor do Papa João Paulo II é um retrocesso na história dos direitos sexuais e combate da Aids, dizem ativistas brasileiros. O novo Papa, que adotará o nome de Bento 16, tem pontos de vista conservadores sobre temas como o controle da natalidade (isto inclui uso do preservativo e pílula anticoncepcional), diálogo entre as religiões, casamento gay e feminismo.

“O sentimento é de luto”, lamenta a representante da organização não governamental (ONG) Católicas pelo Direito de Decidir, Regina Soares Jurkwicz. Segundo ela, os cardeais que elegeram Ratizinger não ouviram uma grande parte da igreja, que defende o diálogo e a discussão a respeito de questões modernas. “Tínhamos a esperança de revisão na postura dogmática do último Papa”, comenta.
(...)

Eleição de Ratzinger decepciona arcebispo Desmond Tutu
JOHANESBURGO (Reuters) - O arcebispo anglicano da África do Sul Desmond Tutu demonstrou decepção na quarta-feira com a escolha de Joseph Ratzinger para papa, chamando-o de "conservador rígido" fora de sintonia com o seu tempo.
Tutu, que esperava um papa africano, disse à rádio sul-africana SABC que o fato de Ratzinger ser europeu é menos importante do que suas opiniões conservadoras.
"Esperávamos alguém mais aberto às questões mais recentes do mundo, à toda a questão das mulheres no clero e uma posição mais razoável em relação aos preservativos e a Aids", disse Tutu.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet