segunda-feira, janeiro 08, 2007

Kofi Annan foi progressista e defensor da luta contra a sida



Agência Aids 04.01.07

Nesta última terça (02/01), o sul-coreano Ban Ki-moon iniciou seu mandato como secretário-geral da Organização das Nações Unidas, em substituição ao ganês Kofi Annan. Consultores da área de saúde e ativista consideram que o sucessor tem o desafio de continuar com os trabalhos de Annan na área de HIV/Aids e que este foi um “progressista” e “defensor” da luta contra a Aids.

A opinião geral das pessoas ouvidas pela reportagem é que Kofi Annan foi um marco no combate à epidemia, ao realizar, em 2001, a UNGASS - reunião extraordinária inédita sobre HIV/AIDS na Assembleia Geral da ONU.

“Annan sempre procurou fortalecer o combate ao HIV no mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países pobres. Ele é um progressista. Só que a ONU é uma complicação, as forças que atuam na organização são desequilibradas. Os países ricos têm mais poder, enquanto pobres, que contribuem menos para as Nações Unidas, são dependentes de esmolas. Um exemplo disso foi a rodada de DOHA”, afirma a ex-consultora da OMS e especialista em química e tecnologia farmacêutica, Eloan Pinheiro.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet