sábado, dezembro 02, 2006

GAT critica Ministro da Saúde



RR 01.12.06

O Governo pretende reduzir em 25% a incidência dos casos de SIDA e a mortalidade causada por esta doença em Portugal, até 2010. A intenção foi expressa esta noite pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, na apresentação pública do novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da SIDA, que decorreu em Lisboa.
(...)
O ministro Correia de Campos aproveitou esta sessão para reafirmar a intenção do Governo de, a titulo experimental, tornar acessível os medicamentos para a SIDA nas farmácias.

Uma intenção que suscita fortes reservas do grupo de activistas para o tratamento do VIH/SIDA, explica Pedro Marques, que duvida dos benefícios da medida.

Outra crítica feita pelo presidente desta Associação prende-se com a falta de alguns medicamentos que podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Pedro Marques alerta que há pessoas que esperam mais de seis meses pelo medicamento injectável T20, por exemplo.

No entanto, esta é uma crítica que o ministro da Saúde não aceita: “As informações clínicas que eu tenho é que não há nenhuma falta de acesso a medicamentos que façam a diferença entre a vida e a morte”, sublinhou.

Comments:
é que este ministro é o mesmo que acha que há um importante tráfico de anti-retrovirais, tipo andar a fazer análises em diferentes hospitais e em consultas umas atrás das outras para vender os medicamentos distribuidos ad-hoc, tanta é a abundância no nosso sistema de saúde
 
O ministro anda mal informado. Tentaremos informá-lo correctamente durante a reunião (finalmente) marcada para este mês.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet