domingo, agosto 28, 2005

Vírus da sida infecta 27 mil segundo dados oficiais

CM 22.07.05

O número de pessoas infectadas em Portugal com o vírus da sida é de 27 013, segundo os dados oficiais mais recentes do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O INSA revela ainda que a transmissão do VIH está a aumentar entre os heterossexuais e proporcionalmente a diminuir entre os toxicodependentes que, contudo, ainda lideram o número de infecções no País. Regista-se ainda um aumento de casos de sida a partir dos 50 anos.

O epidemiologista Henrique de Barros, futuro coordenador da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), que deverá tomar posse em meados de Agosto, referiu ao CM que estes dados “já eram previsíveis. O programa da troca de seringas permitiu diminuir o número de novos infectados, enquanto os comportamentos de risco de relações desprotegidas [sem uso do preservativo] fizeram aumentar o número de casos de infecção. As probabilidades da situação se inverter já eram previsíveis”, sublinhou.

Segundo Maria Teresa Paixão, do INSA, o maior número de casos diagnosticados são de toxicodependentes (12 657 indivíduos), que correspondem a cerca de metade do total de infectados. A seguir a este grupo de infectados surgem os heterossexuais (via de transmissão sexual), que atinge os 35 por cento. Contudo, no primeiro semestre de 2005, o cenário mudou ligeiramente, registando-se 54,4 por cento de casos de infecção na transmissão heterossexual.

NOTIFICAÇÕES
A sida passou a ser uma doença de declaração obrigatória no final do ano passado. Isso significa que o médico é obrigado a enviar para o INSA uma notificação desse caso de infecção, que pode ter ocorrido meses ou anos antes. Assim, nos primeiros seis meses deste ano foram notificados 1174 casos de VIH. O número de pessoas que já contraiu a doença é, hoje, de 12 210.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet